Oficina da Imagem

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Pedagogicamente, trata-se de uma formação no conceito "aprenda, fazendo"; baseada na observação, análise e solução de problemas, questões práticas e concretas do dia a dia de um fotógrafo.

Para cada assunto, uma aula teórica antecede uma ou várias aulas práticas.

Cada aula teórica e cada exercício prático, tem sempre em vista que na fotografia há duas vertentes que se complementam e não podem, ou não devem, existir isoladas - a vertente técnica é estudada e praticada em profundidade e diversidade, sem perder de vista o objectivo da imagem que abrange sempre uma vertente estética.

A transmissão de ideias através da imagem, a psicologia da comunicação, estão sempre presentes, na concepção e na realização da mensagem visual

ESTÚDIO

As aulas práticas de estúdio, em Monte Abraão e no Porto decorrem num amplo estúdio de fotografia profissional equipado para trabalho de publicidade, moda, produtos, natureza morta, macrofotografia, etc.

Existem boas condições de trabalho para um ensino prático. Ao longo do curso os alunos trabalham com iluminação contínua de tungsténio, flash electrónico de estúdio, câmaras de médio formato, câmara digital, bancada de reproduções, microscópio, ciclorama, tendas de iluminação e muitos outros acessórios necessários num estúdio profissional.

Para a maioria das aulas práticas de estúdio, as turmas são dividas em pequenos grupos que poderão variar entre 10 e apenas 4 alunos, conforme o tipo de aula, para garantir um maior aproveitamento do espaço e do equipamento de iluminação e um acompanhamento mais personalizado do professor.

MATERIAL DIDÁTICO

Cada aluno recebe um conjunto de apontamentos, que no total, representa vários livros muito completos sobre todas as matérias que fazem parte do programa.

Todos os conceitos e ideias expressas nas aulas teóricas são ilustradas com a projecção de diapositivos em Power Point.

No final do curso, os alunos terão visto e analisado milhares de imagens, diapositivos com gráficos, esquemas, diagramas e fotografias de centenas de autores, nacionais e estrangeiros.

As aulas teóricas são muito baseadas no conceito "aprenda fotografia, vendo fotografia". Julgamos ser única em Portugal, a quantidade, variedade e qualidade do material didáctico de apoio audio-visual, às aulas teóricas.

Muito material é inédito, criado de raiz, dada a sua inexistência, mesmo em bons livros estrangeiros de fotografia.

Escola de Lisboa